quinta-feira, 3 de abril de 2014

Conferência Regional de Economia Popular Solidária - Médio Piracicaba

A coordenação da Comissão Regional do Fórum de Economia Popular Solidaria do Médio Piracicaba, em preparação à 3ª Conferencia Nacional de Economia Solidaria, que terá como tema: Construindo um plano da Economia Solidária para promover o direito de produzir e viver de forma associativista e solidária.

Nesse sentido, convidamos 02 representantes dos empreendimentos que deve somar 50% dos participantes, um representante das organizações sociais e um representante do governo, que devem somar 25% dos participantes cada um.

A se realizar no dia 09 de abril 2014 (quarta-feira), iniciando às 08:00 hs e com término as 16:00 hs no ARPAS (Rua Padre Hidelbrando de Freitas, nº 135 – Bairro Vila Tanque – João Monlevade – MG).

Os representantes dos empreendimentos deverão trazer a ficha de adesão assinada pelo representante legal da entidade. Trazer também material produzidos pelos grupos para exposição e venda.

Solicitamos a todos que confirmem presença pelos telefones 31               38526377 (fixo) /  31 96154401 (celular), falar com Valdete ou email: caritas.diocesana@gmail.com.br  
Ressaltando a importância de sua participação, aproveitamos a oportunidade para renovar os protestos de nossa estima e apreço.

segunda-feira, 10 de março de 2014

Seminário Rios Piracicaba e Santo Antônio na Bacia do Doce realizam encontro em Monlevade

“A criação geme em dores de parto” Rm 8,22

Amigo e Amiga, Paz e Bem!



As Comissões de Justiça Ambiental da Cáritas Diocesana de Itabira, Justiça e Paz da Diocese Itabira-Coronel Fabriciano e organizações parceiras realziaram em Fevereiro, o  "Seminário dos Rios Piracicaba e Santo Antônio na Bacia do Doce: Conhecer, Promover, Resistir”, na Associação Regional de Promoção e Ação Social (ARpas).



O encontro teve como objetivo estimular ações de mobilização relacionadas à gestão sustentável do território e dos recursos hídricos das bacias do Santo Antônio e do Piracicaba. Além disso, o grupo debateu sobre o  conceito de desenvolvimento e tratar dos problemas e novas frentes de investimento nas duas bacias. Para articularmos nossas ações, conheceremos e trocaremos informações sobre as experiências de luta em áreas ameaçadas e as formas de proteger nosso patrimônio natural e cultural. 

Fotos: Álbum de imagens do FAcebok da Cáritas Diocesana de Itabira 
https://www.facebook.com/caritasdiocesanadeitabira.itabira



Campanha da Fraternidade e Fundo Nacional da Solidariedade.


Caléndario das Rodas de Terapia

MÊS

Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro
DIAS
13 e 27
10 e 24
8 e 22
12 e 26
10 e24
14 e 28
11 e 25
9  e 23
13 e 27
11
De acordo com os dias acima, as rodas acontecerão nas segundas e quartas quintas-feiras do mês.
HORÁRIO: 18h e 30 min 
LOCAL: ARPAS – João Monlevade
MÊS

Março
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto
Setembro
Outubro
Novembro
Dezembro
DIA
08 e 29
  12
10 e 24
   21
12 e 26
    16
13 e 27
    25
15 e 29
06
HORÁRIO: 14h 
LOCAL: Projeto Arte Vida - Nova Monlevade – João Monlevade

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Projetos na região são aprovados pelo Fundo Nacional da Solidariedade com apoio da Cáritas


No final de 2013, a Cáritas Diocesana de Itabira conseguiu aprovar por meio do Fundo Nacional da Solidariedade (FNS), quatro projetos que serão executados este ano nas cidades de Antônio Dias, Dionísio, Santa Maria de Itabira e João Monlevade. São eles: Projeto de formação e incentivo ao trabalho coletivo e fortalecimento da economia popular solidária agricultura familiar (Cáritas Diocesana); Hortas agro-ecológicas, Saúde e Geração de Renda (Associação Monlevadense de Produtores da Agricultura Familiar Tanquinho 1/ João Monlevade); Farinhando e Agroindustrializando  a Mandioca (Associação Quilombola de Santa Maria de Itabira); Apicultura e Geração de renda para manter o Jovem no campo (Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Dionísio) e Projeto de geração de renda e formação das Chapeleiras do Vale do Aço (Associação Dos Artesãos de Antônio Dias).

Em João Monlevade, as agriculturas e empreendedoras da Associação Monlevadense de Produtores da Agricultura Familar-Tanquinho I – (AMPAF) recebeu com alegria e entusiasmo a notícia. A entidade recebeu por meio da Cáritas Diocesana e do Fundo Nacional da Solidariedade o recurso de R$9.935,00 para a realização do projeto que tem como finalidade produzir alimentos limpos, sem agrotóxicos com  diversidade de verduras e  legumes para o consumo das famílias beneficiadas e para geração de renda. Alimentos sem agrotóxicos é o lema da Ampaf que há sete anos vem trabalhando para levar às mesas de várias famílias alimentos sem o uso do veneno.



Sobre o projeto aprovado pelo FNS
O projeto aprovado pelo Fundo Nacional da Solidariedade recebe o nome de “Projeto de Hortas agro-ecológicas, Saúde e Geração de Renda. Ele tem como finalidade  produzir alimentos limpos, sem agrotóxicos com  diversidade de verduras e  legumes para o consumo das famílias beneficiadas e para geração de renda, tendo em vista que todas as famílias que se agruparam  para o Projeto tem terra favorável e água de qualidade para a produção.

A ideia central é colocar a produção no mercado da cidade, por meio  de feiras e nos programas de renda do Governo Federal e merenda escolar, pois a demanda por  hortifrutigrajeiros é grande e várias escolas vem solicitando esses  produtos para a alimentação dos alunos( crianças e adolescentes). 
O recurso solicitado junto a Cáritas Diocesana deverá ser para criar infraestrutura básica para a implantação das hortas, que deverá ser a tela e arame para fechamento, sombrites, pulverizadores, galões para produção de caldas, adubos orgânicos,equipamentos e utensílios para irrigação e mais outros materiais necessários para criar condições da produção.  Estaremos nos capacitando ainda para produzir os compostos feitos de sub-produtos existentes em nossas parcelas, biofertilizantes, para adubação natural e caldas defensivas para combate as pragas. 

Fundo da Solidariedade e Cáritas
A história dos Fundos de Solidariedade passa pelo histórico da Campanha da Fraternidade, iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada desde 1964, e que convida os fiéis para refletir e agir na ajuda aos mais pobres e vulneráveis.
O Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) e os Fundos Diocesanos de Solidariedade (FDS) nasceram a partir da reflexão e da constatação das dificuldades enfrentadas pelos grupos comunitários para obtenção de financiamentos para seus empreendimentos locais, baseados em suas necessidades, práticas e culturas.

O resultado integral da coleta da Campanha da Fraternidade de todas as celebrações do Domingo de Ramos,  são encaminhados à Diocese; esta por sua vez, encaminha 60% do total da coleta para o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS).


A finalidade do Fundo é manter e apoiar projetos que combatam a exclusão social, a fome, a miséria e as condições precárias de vida. O Fundo Nacional de Solidariedade – FNS nasceu a partir da reflexão e da constatação das dificuldades enfrentadas pelos grupos comunitários para obtenção de financiamentos para seus empreendimentos locais, baseados em suas necessidades, práticas e culturas.  O Fundo é o resultado do gesto concreto da Campanha da Fraternidade (CF), promovida pela CNBB.

Campanha da Cáritas Diocesana de Itabira - "Amigo Leão/Projeto Arte e Vida"

Pessoas físicas e jurídicas interessadas em destinar parte do imposto de renda para a campanha Leão Amigo da Criança e do Adolescente já podem entrar em contato com a Cáritas. O prazo para destinação de parte do imposto de renda encerra em abril. O recurso arrecadado só poderá ser creditado aos Fundos Municipais para o exercício de 2015.

O projeto Arte e Vida possui 10 anos de trabalhos em Monlevade e atua nos bairros Nova Monlevade, Sion, Santa Cruz recentemente em Bela Vista de Minas. 

O Projeto Arte Vida - Criança e Adolescente desenvolve ações de formação, cultura, esporte e lazer com Crianças e adolescentes. Atualmente o projeto atende crianças de 0 a 06 anos da Pastoral da Criança e crianças e adolescentes de 07 a 18 anos.
O trabalho tem sido realizado com apoio financeiro do Fundo da Infância e da Adolescência – FIA, Cáritas Diocesana, Paróquias, bem como do apoio de pessoas de boa vontade da comunidade. 
São realizadas oficinas semanais por meio de atividades como: música, teatro, futebol, futsal, dança, capoeira, trabalhos manuais/artesanais, mobilização familiar, cozinha alternativa, em espaços comunitários.

Somos Cáritas! Somos Solidariedade!

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

48% das crianças vivem na pobreza nas cidades da Diocese de Itabira/Fabriciano

Gustavo Volpato é membro da equipe
de Coordenação Nacional da Pastoral da Criança
 
Segundo Gustavo Volpato, os dados da pesquisa são do levantamento do Censo de 2010 juntamente com o Relatório de Metas e Coberturas da Pastoral da Criança de 2013. 
De acordo com o relatório, há 63.464 crianças menores de seis anos vivendo no setor de cobertura da Diocese, e desses, 30.622 sobrevivem com renda inferior a meio salário mínimo, um índice de 48% vivendo na pobreza.
 Ou seja, quase metade das crianças menores de seis anos nas cidades que compõem a Diocese Itabira/Coronel Fabriciano vive na pobreza. 

O município de Antônio Dias é a cidade da região que possui o maior índice de crianças na pobreza (79%) seguido por Itambé do Mato Adentro e Santa Maria de Itabira (ambos com 73%) e São José do Goiabal (72%) e as cidades de Alvinópolis e Dionísio (ambas com 71%).   O menor índice de crianças sobrevivendo com renda inferior a meio salário mínimo é em Ipatinga (39%). 

Em João Monlevade, das 5.427 crianças menores de seis anos, 2.525 estão sobrevivendo com renda inferior a meio salário mínimo, o que corresponde a 46,5%. De acordo com a pesquisa, Monlevade possui o quarto menor índice de crianças pobres.


Padre Élson lembra que o Papa Francisco fez um grande clamor em favor dos mais pobres e que a igreja de maneira geral deve se esforçar em minimizar a miséria e a fome no mundo. “Por meio dessa pesquisa, vemos que a miséria e a fome não estão longe de nós”, refletiu lembrando que na reunião da Diretoria e Comissões da Cáritas Diocesana em fevereiro, o grupo fará colocações concretas para diminuir os dados estatísticos apresentados pela Pastoral da Criança.

Para Gustavo Volpato, o relatório servirá para que a Pastoral da Criança possa estabelecer metas. De acordo com ele, uma delas é aumentar o número de mobilizadores e agentes da Pastoral. “O recurso humano é muito pequeno. Temos visto que o número de voluntários vem caindo não só na Pastoral da Criança, mas é uma triste realidade mundial em vários segmentos. Com estes dados, queremos que a Pastoral possa ter mais agentes para atender um maior número de crianças possível”, destaca. Volpato enfatiza que apesar da Pastoral da Criança possuir uma essência católica, ela é ecumênica e pessoas de outras religiões com valores humanos serão bem vindas.

Municípios da Diocese que não possuem Pastoral da Criança:
São Domingos do Prata, Itambé do Mato Adentro, Marliéria, Antônio Dias, São Sebastião do Rio Preto, São Gonçalo do Rio Abaixo, Rio Piracicaba, São José do Goiabal, Passabem, Mesquita e Jaguaraçu



Pastoral da Criança apresenta pesquisa sobre pobreza na região

Segundo os dados, 48% das crianças menores de seis anos em nossa região vive na pobreza. A Pastoral da Criança deseja diminuir esse índice e contar com a ação de mais voluntários e parcerias. 



A convite da Cáritas Diocesana de Itabira foi apresentado no sábado, 18, na Associação Regional de Promoção e Ação Social (Arpas/João Monlevade) o diagnóstico da pobreza e da miséria nos 24 municípios que compõem a Diocese Itabira/Coronel Fabriciano. O estudo contou com a apresentação do membro da equipe de Coordenação Nacional da Pastoral da Criança de Curitiba (PR), Gustavo Antônio Volpato e da coordenadora Diocesana da Pastoral da Criança, Ana Maria Domingues.
O objetivo é levar ao conhecimento das pessoas a real situação da miséria e da pobreza na região, bem como mobilizar e desenvolver políticas estruturantes para minimizá-las. A ação faz parte do compromisso da Cáritas com a campanha internacional contra a Fome e a Miséria.  A campanha “Uma família Humana, pão e justiça para todas as pessoas” faz parte de uma mobilização mundial da Caritas Internationalis juntamente com a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que articulou as 164 organizações membro para esse grande movimento em favor da vida, dos direitos humanos e da justiça social.