Neste domingo, 18 de outubro, a Cáritas Diocesana de Itabira juntamente com a Diocese de Itabira/Coronel Fabriciano, promoverão o Encontro Diocesano de Criança e Adolescente na Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida em Itabira das 8h às 16h. No local, haverá palestras, oficinas temáticas, entrega de mudas para plantio, dentre outras atividades.
Estão sendo esperadas, aproximadamente 150 pessoas, dentre elas, crianças e adolescentes dos projetos sociais da Cáritas Diocesana nas cidades de Bela Vista de Minas, Ipatinga, São Gonçalo do Rio Abaixo, Itabira e João Monlevade, bem como representantes das pastorais sociais da Criança e da Saúde dos regionais da Diocese.
O encontro tem como tema “Meio Ambiente: o Cuidado com a Casa Comum”. O título da tão esperada Carta Encíclica do Papa Francisco sobre o meio ambiente, provém do “Cântico do Irmão Sol” de São Francisco de Assis, chamado também “Louvores das Criaturas”. O “cuidado da Casa Comum”, é o nosso Planeta Terra, comum não só para os seres humanos, mas para todos os seres vivos.
Para o presidente da Cáritas Diocesana de Itabira, padre Élson Vital dos Reis, este encontro tem como objetivo inserir boas práticas e maior consciência ecológica em crianças e adolescentes. “Sabemos o quanto a natureza tem sido degradada em nossas cidades que integram a nossa Diocese. É um grande desafio proteger a nossa casa comum, que inclui a preocupação de unir toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável. Devemos nos preocupar com os nossos recursos hídricos, com a nossa biodiversidade, com o nosso clima, nossa terra, com os alimentos que chegam em nossas mesas. Enfim, devemos nos preocupar e agir com o que deixaremos para as futuras gerações”, explica.
Cáritas - A Cáritas Diocesana de Itabira é um organismo da Diocese de Itabira /Coronel Fabriciano e há quase 50 anos está presente em ações sociais nas cidades que integram a Diocese de Itabira. A entidade está presente em mais de 200 países e no Brasil, atua em 450 municípios, sendo presença solidária junto às pessoas mais empobrecidas.
Em nossa região, a Cáritas trabalha no fomento às iniciativas de Economia Solidária, Segurança Alimentar e Nutricional, Fundos Solidários, jovens, mulheres, catadores(as) de materiais recicláveis, pequenos(as) agricultores(as), acampados(as) e assentados(as) de reforma agrária e quilombolas, bem como comunidades em situação de riscos afetadas por desastres socioambientais e também vulnerabilidade social.