quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Cáritas e CNBB lançam Campanha contra a fome e a pobreza no Brasil






No próximo dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Cáritas Brasileira lançarão uma campanha mundial contra a fome, a pobreza e as desigualdades. Com o tema "Uma família humana, pão e justiça para todas as pessoas", o lançamento ocorrerá na sede da CNBB, a partir das 14h, em Brasília (DF).

A campanha faz parte de uma mobilização mundial da Caritas Internationalis que articulou as 164 organizações membro para esse grande movimento em favor da vida, dos direitos humanos e da justiça social.

A Cáritas pretende com a campanha, que vai até 2015, sensibilizar e mobilizar a sociedade sobre a realidade da fome, da miséria e das desigualdades no mundo e no Brasil. A alimentação adequada e de qualidade é um direito humano e por isso deve ser garantido a todos os cidadãos e cidadãs de forma igualitária.

O Papa Francisco gravou um vídeo com uma mensagem de cinco minutos em apoio à campanha. As palavras do Santo Padre serão divulgadas no dia do lançamento. "Não se pode tolerar mais o fato de se lançar comida no lixo, quando há pessoas que passam fome. Isto é desigualdade social", disse o Papa em sua primeira Exortação Apostólica.

Participarão do lançamento dom Leonardo Ulrich Steiner, secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Flávio Giovenale, presidente da Cáritas Brasileira, e Maria Cristina dos Anjos, diretora executiva nacional da Cáritas Brasileira. Irio Luiz Conti, que falará sobre segurança alimentar e nutricional, é doutorando em Desenvolvimento Rural na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em sociologia, teólogo, filósofo, e membro do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).

Após o ato de lançamento, o evento será aberto para entrevistas.

A concentração de renda no mundo
Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), hoje, 842 milhões de pessoas ainda passam fome no mundo, ou seja, um em cada oito seres humanos.
De acordo com o Relatório da Riqueza Global, lançado este ano pelo banco suíço Credit Suisse, se a riqueza produzida no mundo em 2013, que foi de UU$ 241 trilhões, fosse distribuída em partes iguais entre as pessoas adultas do planeta, cada um iria receber UU$ 56.600,00. O relatório ainda aponta que os 10% mais ricos controlam 86% da riqueza global, enquanto apenas 32 milhões de adultos em um mundo com sete bilhões de habitantes (0,7), possuem 41% da riqueza mundial. Além disso, dois terços dos adultos da humanidade - 3,2 bilhões - só conseguem dividir 3% da riqueza mundial.

A pobreza e as desigualdades no Brasil
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil é a sexta economia mais rica do mundo, mas 57 milhões de pessoas ainda vivem em estado de pobreza, ou seja, sobrevivem com meio salário mínimo. Mesmo com programas de distribuição de renda promovidos pelo Governo Federal, 20% dos mais ricos ainda detém 63,8% da renda nacional, enquanto os 20% mais pobres acessam apenas 2,5% de toda a riqueza que é produzida pelo país.
O "Atlas de Exclusão Social: os ricos no Brasil", mostra que o país tem mais de 51 milhões de famílias, mas somente cinco mil apropriam-se de 45% de toda a riqueza e renda nacional.
Conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/IBGE), em 2012, em termos absolutos, o estado da Bahia apresentou maior contingente de pessoas na extrema pobreza, 1.126.897 pessoas, seguido dos estados do Maranhão (924.515), Ceará (718.066), São Paulo (666.452) e Pernambuco (609.160). Já em termos proporcionais, Maranhão, Alagoas, Ceará, Bahia e Pernambuco são os que apresentam as maiores taxas. Consideram-se extremamente pobres àquelas com renda domiciliar per capta inferior a R$ 70.

Serviço
Lançamento Campanha Mundial "Uma família humana: pão e justiça para todas as pessoas"
10 de dezembro de 2013, às 14h
Na sede Nacional da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)
SE/Sul Quadra 801 Conjunto "B" - Brasília (DF).

Fonte: Assessoria de Comunicação Cáritas Brasileira.



sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Padre Elson Vital integra Conselho da Cáritas Minas


O vice-presidente da Cáritas Diocesana de Itabira, padre Elson Vital dos Reis assumirá a partir de 2014 o Conselho da Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais. O anúncio foi durante a XIX Assembleia da entidade na cidade de Milton Campos (MG) em que foram escolhidos o novo secretário Regional e colegiada. Além do vice-presidente da Cáritas Diocesana de Itabira, integram o Conselho, Maria Helena (Montes Claros), Patrícia (Veaspa) e Jerre (Januária), João Paulo (Paracatu) e Patrícia ( Diamantina). A colegiada é formada por Júnio e Samuel Silva.  O novo secretário Regional eleito é Rodrigo Pires com 100 % dos votos.

"A Assembleia da Cáritas Regional foi um grande e valioso momento de encontro, formação e fortalecimento da caminhada. Percebi a disposição, a abertura e a harmonia  dos participantes nessa luta em prol da vida dos que são e estão excluídos", comenta padre Elson Vital. 

Os debates durante a Assembleia contaram com a participação do sociólogo Rudá Ricci, do assessor nacional da Cáritas Brasileira, Luiz Cláudio Mandela e do assessor da Cáritas Regional Minas Gerais, Samuel Silva.

(Foto/Comunicação Cáritas Brasileira Regional MG)

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Delegação da Diocese e Cáritas participam de Encontro de Fé e Política em Brasília

Delegação da  Diocese de Itabira/Coronel Fabriciano e Cáritas participaram das atividades em Brasília
Entre os dias 15 e 18 de novembro, uma delegação formada por pessoas que atuam nas pastorais sociais da Diocese Itabira/Coronel Fabriciano e agentes da Cáritas Diocesana de Itabira, estiverem presentes durante o 9º Encontro de Fé e Política realizado na Universidade Católica de Brasília.  A abertura do evento  coincidiu com as comemorações da Proclamação da República. Neste dia, foi lançado o plebiscito por uma Constituinte Exclusiva pela Reforma do Sistema Político Brasileiro. 

O teólogo e escritor Frei Betto 

“O que a fé tem a ver com a política e o que a política tem a ver com a fé?” A questão foi posta pelo teólogo e escritor, Frei Betto, durante o encontro ao abordar o tema: “Poder na Cultura do Bem Viver”.  Ele alertou para o uso da fé de forma milagreira, para fugir do enfrentamento dos verdadeiros problemas estruturais do país ou então para alimentar fundamentalismos. 

Além de Frei Betto, as conferências centrais contaram com a participação de Paul Singer, Pedro Oliveira, Graciela Chamorro, dentre outros.

Fé e Política - O Movimento Fé e Política é um movimento espiritual que tem como princípios a vivência da fé de cada um aplicada no horizonte da utopia política de cada um. Nas suas áreas de atuação estão a cultura, a ecologia, a ética e a espiritualidade

Fotos: Lucimere Leão /Cáritas Diocesana de Itabira 

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Cáritas realiza workshop em fundamentos da Terapia Comunitária Integrativa (TCI)



No dia 21, próxima quinta-feira, de 8h as 17h, a Cáritas Diocesana de Itabira realiza workshop sobre os "Fundamentos da Terapia Comunitária Integrativa (TCI)". O encontro será realizado nas dependências da Associação Regional de Promoção e Ação Social (Arpas) no bairro Vila Tanque em João Monlevade. 

O workshop será ministrado pela  psicóloga clínica, Marlene Rodrigues Gomes da Silva e o objetivo da atividade é conhecer os fundamentos da metodologia da TCI e seu potencial de cuidado para a pessoa, além de trabalhar as tensões do corpo e mente. 



Para Marinete Morais, uma das organizadoras do encontro, a proposta  é possibilitar aos participantes conhecerem os fundamentos da metodologia da Terapia Comunitária e o seu potencial de cuidado e promoção da saúde, favorecendo a reflexão sobre a ação da linguagem para a percepção do ser humano como pessoa e como função. O programa consta de conversações colaborativas dialógicas, prática da metodologia da TCI e de vivências do programa Cuidando do Cuidador, contando com a partilha das experiências pessoais.   


Os interessados em participar poderão se inscrever através dos e-mails: caritas.diocese@gmail.com ou morais.marinete@bol.com.br . Informações pelos telefones (31) 9615-4401 ou (31) 3852-6377 (Arpas). O custo do Workshop possui valor simbólico de R$10. O lanche e o almoço serão fornecidos pela Cáritas, organizadora do encontro.  O Arpas fica localizado na rua Padre Hildebrando de Freitas, 135, bairro Vila Tanque - João Monlevade 



A Terapia Comunitária  é uma metodologia criada há cerca de 20 anos pelo psiquiatra e antropólogo Prof. Dr. Adalberto Barreto, da Universidade Federal do Ceará. Ela vem sendo aplicada em vários países, em diversas áreas – social, de saúde e de educação. A Roda de TCI é um espaço de acolhimento e de partilha de sentimentos e experiências de vida. Mobiliza recursos e competências das pessoas por meio da ação terapêutica do próprio grupo, e estimula a formação de uma rede social solidária para enfrentar os problemas do cotidiano. É um procedimento terapêutico de fácil acesso e viável para grupos de todos os tamanhos.


1. TÍTULO DO WORKSHOP
Os fundamentos da Terapia Comunitária Integrativa (TCI), com ênfase no cuidado.

2. OBJETIVOS
  • Conhecer os fundamentos da metodologia da TCI e seu potencial de cuidado para a pessoa;
  • Trabalhar as tensões do corpo e mente;
  • Refletir sobre a ação da linguagem que favorece a percepção do ser humano como pessoa e como função.

3. PÚBLICO ALVO
      Profissionais das diversas áreas, agentes da Cáritas e outras pessoas que se identifiquem com os objetivos propostos.

4. LOCAL DO CURSO
  ARPAS -   Av. Pe. Hildebrando de Freitas, 135 – Vila Tanque, João Monlevade /MG.

5. DATA / HORÁRIO
     21 de novembro de 2013, de 8 às 17 horas.

6. CARGA HORÁRIA
    10 horas/aulas

7. DADOS DA FACILITADORA
    Marlene Rodrigues Gomes da Silva
    Fone: (31) 9988 1199 ou 3823 3357
    E-mail: miscminas@yahoo.com.br 

8. BREVE CURRÍCULO DA FACILITADORA
      Marlene Rodrigues Gomes da Silva é Psicóloga Clínica, com Pós-graduação em Gerência de Recursos Humanos e Psicanálise Aplicada à Saúde Mental; Mestrado em Educação e Linguagem, Formadora do Curso de TCI e Cuidando do Cuidador no pelo Polo Formador MISC Minas; Presidente do Conselho de Administração do MISC Minas. Especialização em Práticas Colaborativas, pelo Galveston Houston Institute (USA).      

9. INVESTIMENTO
      - R$ 10,00
      - Café e almoço serão servidos no local pela Cáritas Diocesana, organizadora do evento.      

10. INFORMAÇÕES / INSCRIÇÕES
      Fones: (31) 9615 4401 - E-mails:caritas.diocese@gmail.com  e morais.marinete@bol.com.br




Representantes do Fórum de Economia Popular Solidária do Médio Piracicaba participam de Audiência Pública na ALMG

Um grupo formado por integrantes do Fórum de Economia Popular Solidária do Médio Piracicaba apoiados pela Cáritas Diocesana de Itabira estiveram na última quinta-feira, 7, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Eles participaram da Audiência Pública promovida pela comissão de Participação Popular do Legislativo Mineiro.
Um dos tema discutidos foi  em relação às dificuldades enfrentadas pelas entidades de economia solidária em todo o País, especialmente em Minas Gerais, sobretudo no que diz respeito a criação de políticas públicas que garantam seu financiamento. 

Os participantes lembraram ainda os 10 anos do Fórum Brasileiro de Economia Popular Solidária. A audiência pública foi aberta por uma explanação do assessor do Cáritas Brasileira, Regional Minas Gerais, e membro do Fórum Mineiro de Economia Solidária, Rodrigo Pires Vieira.


Maria Valdete Leite da Cruz, membro da Diretoria da Cáritas Diocesana de Itabira esteve no encontro juntamente com alunos da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) pólo de João Monlevade, bem como representantes da Associação dos Apicultores (Aapimon) e Associação dos Trabalhadores de Limpeza e Materiais Recicláveis de João Monlevade  (Atlimarjom). 
(Fotos /Sarah Torres - ALMG)

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Integrantes do Fórum de Economia Popular Solidária se mobilizam para Conferência


Os empreendimentos solidários que quiserem se inscrever para a Conferência poderão 
entrar em contato pelo e-mail caritas.diocese@gmail.com ou pelo telefone: (31)3852-6377

Os empreendimentos, entidades e organizações que integram o Fórum de Economia Popular Solidária do Médio Piracicaba (FEPS) se reuniram na tarde da última quinta-feira, 31, para detalhar os encaminhamentos para a realização da Conferência Regional de Economia Popular.

A Conferência será realizada na Associação Regional de Promoção e Ação Social (Arpas), sede da Cáritas Diocesana de Itabira,  nos dias 28 e 29 de novembro. 

Fórum

O Fórum Regional de Economia Popular Solidária do Médio Piracicaba, foi criado em julho de 2013, sendo um espaço permanente de interlocução, articulação, debate, proposição, assessoria, formação e troca de saberes acerca da economia popular solidária na Região

Participam do Fórum: Cáritas Diocesana de Itabira, Emater de Dionísio e Barão de Cocais, Sindicatos Rurais de São Domingos do Prata, Santa Bárbara e Dionísio, Associação Quilombola de Santa Maria de Itabira, Ufop, Associacao Monlevadense de Produtores da Agricultura Familiar (Ampaf), Associação de Apicultores de João Monlevade (Aapimon), Associação Por Amor, Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (Amepi),  dentre outros.

Cáritas na luta pela redução das tarifas de energia

Vamos lutar pela redução das alíquotas praticadas em Minas 
Em Minas se pratica uma das maiores alíquotas de ICMS sobre energia elétrica do país. Pela redução das tarifas de energia elétrica e do ICMS na conta de luz, a Cáritas Diocesana de Itabira se une à diversos movimentos sociais para a realização do Plebiscito Popular. 
As urnas para votação estão em vários pontos da cidade de João Monlevade, como sindicatos e praças. A Cáritas Diocesana também possui uma urna na sede da Associação Regional de Promoção e Ação Social (Arpas), no bairro Vila Tanque. 
Temos que lutar para garantir os direitos da população, sobretudo, a mais carente, a ter uma conta de energia justa e digna. 

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Fórum de Economia Popular Solidária realiza encontro nesta quinta-feira

Em novembro será realizada a Conferência do Médio Piracicaba

A Cáritas Diocesana  promove nesta quinta-feira, 31, mais um encontro com os grupos que integram o Fórum de Economia Popular Solidária do Médio Piracicaba. O encontro será realizado na Arpas, bairro Vila Tanque, a partir das 14h. O objetivo do encontro é falar sobre a realização da Conferência de Economia Popular Solidária que será realizada no final do mês de novembro, bem como definir o Regimento do Fórum.

Projeto da Cáritas Diocesana de Itabira é aprovado pelo Fundo Nacional de Solidariedade

O Conselho Gestor do Fundo Nacional de Solidariedade aprovou 241 projetos que acessarão recursos para desenvolver ações sociais em todo o Brasil. Ao todo, mais de R$ 4 milhões serão investidos. A Cáritas Diocesana de Itabira foi aprovada com o projeto de formação e incentivo ao trabalho coletivo, fortalecimento da economia popular solidária agricultura familiar, e do comitê regional da campanha do agrotóxicos. O valor do recurso é de R$10 mil. 

Comissões da Cáritas Diocesana

Comissão de Economia Popular Solidária (EPS)
O objetivo da Comissão é incentivar a agricultura familiar e fortalecer cooperativas e associações de trabalhadores e trabalhadoras. Dessa forma, tem-se como objetivo construir um modelo de desenvolvimento sustentável solidário baseado em redes e que valorize a troca de saberes, relações mais justas e solidárias. 

Comissão de Políticas Públicas (CPP)
O objetivo da Comissão de Políticas Públicas se dá no âmbito do controle e mobilização social das políticas públicas, por meio de atividades de formação e nas articulações políticas, fortalecendo e qualificando a participação popular. 




Comissão de Justiça Ambiental
A Comissão de Justiça Ambiental tem como objetivo fortalecer cada vez mais grupos, movimentos sociais e populares diante da nova realidade seja ela climática, economica e socual, cultural ou política.  A Comissão busca refletir sobre a crise ambiental que assola a sociedade, já denominada de risco e, que requer a elaboração de novos modelos de ação para o desenvolvimento sustentável, incluindo a luta por justiça ambiental como extensão do movimento moderno pelos direitos civis.



Comissão de Criança e Adolescente
Seu objetivo é combater o trabalho e a exploração infantil, ampliar o acesso à escolha, à capacitação profissional, além de incentivar o protagonismo juvenil e a participação dos jovens nas políticas públicas. 

Campanha da Fraternidade 2014

Em 2014, a Campanha da Fraternidade terá como tema “Fraternidade e Tráfico Humano”, cujo lema será: “É para a liberdade que Cristo nos libertou”.

A escolha do tema surgiu com a proposta dos Grupos de Trabalhos de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e de Combate ao Trabalho Escravo, junto à Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB) e a entidades ligadas à Pastoral da Mobilidade Humana.

A situação do tráfico humano no país e no mundo é alarmante: a Organização Internacional do Trabalho (OIT) atenta para o aumento de vítimas do tráfico humano, do trabalho forçado e do tráfico para a exploração sexual. De acordo como site da Organização das Nações Unidas (ONU), no Brasil, o tráfico de pessoas faz cerca de 2,5 milhões de vítimas por ano, incluindo homens, mulheres e crianças, mas principalmente pessoas vulneráveis e carentes – psicologicamente e de recursos.

Gestão e Sustentabilidade: Seminário discute estratégias para mobilização de recursos

A Cáritas Diocesana realizou na cidade de Bela Vista de Minas o Seminário de Gestão e Sustentabilidade que contou com aproximadamente 50 participantes dos municípios de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Itabira, Nova Era, Santa Maria de Itabira, João Monlevade, bem como Bela Vista de Minas. 

O encontro teve como objetivo refletir sobre o processo de gestão da Cáritas e definir ações estratégicas para a implementação de um plano para mobilização de recursos. Durante três dias, os participantes puderam acompanhar palestras, celebrações e oficinas que intensificaram a mística, o trabalho e a missão da Cáritas na Diocese. Mais fotos em nosso Facebook caritasdiocesanadeitabira.itabira .



Documentário


Em setembro, a Cáritas Diocesana de Itabira, recebeu a visita do colombiano Elkin Torres Giraldo. Ele esteve em Minas e realizou um trabalho audiovisual sobre os projetos das Cáritas pela "creatumproducciones". No bairro Nova Monlevade, ele registrou o depoimento da jovem Jéssica Albano do projeto Arte e Vida, juntamente com a coordenadora do projeto, Cida. 

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Prestação de Contas de 2012

PRESTAÇÃO DE CONTAS REFERENTE PERÍODO 01/01/2012 Á 31/12/2012

CÁRITAS DIOCESANA DE ITABIRA

DESCRIÇÃO

SALDO EM 31/12/2011
VALOR (R$) EM 31/12/2012
SALDO ANTERIOR
219.110,96
-
RECEITAS PROJETOS

982.739,79
PROJETO LIBERDADE ASSISTIDA/ÂNCORA
204.023,40
208.814,15
PROJETO CASA LAR
254.880,23
242.441,13
PROJETO FLORESCER – JM
102.884,92
89.000,07
PROJETO ARTE E VIDA – JM
18.412,93
13.497,31
PROJETO SED’S
102.470,27
30.198,67
PROJETO CASA LAR - SGRA
-
301.895,52
PROJETO EM BUSCA DE UM MUNDO MELHOR
-
30.271,55
RECEITAS ADMINISTRATIVAS
-
66.621,39
FDS / CAMPANHA DA FRATERNIDADE
45.874,70
52.236,33
OUTRAS RECEITAS
-
13.580,00
RENDIMENTOS POUPANÇA
-
805,06
TOTAL GERAL DO DISPONÍVEL
-
1.201.850,75
DESPESAS/PROJETOS

776.162,49
PROJ. LIBERDADE ASSISTIDA/ÂNCORA

189.804,18
PROJETO CASA LAR/CASA LAR/SGRA

437.800,52
PROJETO FLORESCER – JM

85.822,89
PROJETO ARTE VIDA – JM

13.496,41
PROJETO SED’S

38.267,94
PROJETO EM BUSCA DE UM MUNDO MELHOR

10.970,55
DESPESAS ADMINISTRATIVAS

85.720,65
APOIO AOS PROJETOS(FUNDO DIOCESANO SOLIDÁRIO)

85.720,65

TOTAL GERAL DAS DESPESAS


861.883,14

RESULTADO (RECEITAS-DESPESAS)


339.967,61
 
POSIÇÃO DOS SALDOS EM 31/12/2012
DESCRIÇÃO
Nº CONTAS BANCOS
SALDO
BANCO DO BRASIL S/A – PROJETO LIBERDADE ASSISTIDA
60.055-5
853,51
BANCO DO BRASIL S/A PROJETO ARTE E VIDA
16.013-X
0,00
BANCO DO BRASIL S/A PROJETO CASA LAR – ITABIRA
1075-0
64.748,99
BANCO DO BRASIL S/A GERAL / FDS FIA – J M
22.974-1
39.758,46
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL-PROJETO LIBERDADE ASSISTIDA/ANCORA
908-5
32.430,69
BANCO DO BRASIL S/A PROJETO ÁGUAS SANTO ANTÔNIO – ITABIRA
24.881-9
639,99
CAIXA ECONOMICA FEDERAL – SED´S
1118-7
33.405,30
BANCO DO BRASIL S/A PROJETO MOB. IDOSOS - J M
17.640-0
4.587,48
BANCO DO BRASIL/PROJ.MOB.IDOSOS
17.640-0
1.295,79
BANCO DO BRASIL LIBERDADE ASSISTIDA 31/2008
16.013-X
0,79
BANCO DO BRASIL – PROJETO FLORESCER JM
29.286-9
12.699,63
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL – PROJETO CASA LAR /SGRA
192-2
80.642,36
BANCO DO BRASIL – PROJETO ÂNCORA
53.360-2
563,57
BANCO DO BRASIL – PROJETO ANCORA
53.359-9
32.478,82
BANCO DO BRASIL – PROJETO CASA LAR
53.362-9
10.786,49
BANCO DO BRASIL – PROJETO CASA LAR
53.361-0
5.183,27
BANCO DO BRASIL – PROJETO EM BUSCA DE UM MUNDO MELHOR
60.055-5
19.892,47
TOTAL GERAL

339.967,61
                                                                                                                                                                                                         

LUÍZA